19 janeiro, 2012

Lasanha à Bolonhesa




Uma das coisas que me aborrece aos dias de semana é a falta de tempo, já para não falar na falta de pachorra para cozinhar, não que eu não goste, porque adoro, mas o tempo...e a vontade ( ou melhor a falta dela).

Apetecia-me chegar a casa ao fim de um dia de trabalho fresca que nem uma alface, agarrar-me às panelas e tachos e fazer uma refeição super elaborada...mas a realidade é bem diferente, o objectivo é fazer algo rápido, que não demore muito e de preferência diferente todos os dias.

Lasanha à Bolonhesa é daquelas receitas de algibeira, super rápidas, sei que demoro cerca de 30 minutos, fica sempre bem, e "aquece-me" o espírito e mata-me a fome ;)


Lasanha à Bolonhesa

( para aproximadamente 4 pessoas)

600/700kg de Vitela picada ( por norma peço no talho para picarem 2 vezes)
Placas de lasanha fresca ( usei Pingo Doce, mas existem também de outras marcas)
1 cebola
1 dente alho
2 folhas Louro
Concentrado de Tomate qb
1 colher de café de açúcar
Azeite qb
Vinho branco qb
Cogumelos laminados ( usei de lata mas podem ser frescos)
Queijo ralado (usei flamengo)
0,5l de leite
Farinha Maisena qb
Pimenta branca
1 Caldo Knorr de galinha ( na falta utilizar sal)
50/70 grs de Margarina
Sementes de sésamo, amêndoas, pinhões qb

Começar por preparar o refogado com a cebola e o alho picados num pouco de azeite, 1 folha de louro e colocar a carne para refogar.
Deixo apurar e junto o vinho, o caldo Knorr, e o concentrado de tomate. Deixo cozinhar cerca de 15/20 minutos. Por fim junto o açúcar, os cogumelos e rectifico os temperos.

Enquanto a carne cozinha, preparo o béchamel: junto o leite com a margarina, a pimenta branca, sal e 1 folha de louro para ferver. Assim que ferva, desligo o lume e junto a Maisena dissolvida num pouco de leite ao preparado anterior ( a consistencia deverá ser cremosa e sem grumos, caso sintam o molho espesso podem juntar leite ou caso sinto o molho demasiado líquido Maisena).
Entretanto, ligar o forno a 180º.

Num pirex colocar no fundo uma porção de molho béchamel e ir colocando as folhas de lasanha alternado com a mistura da carne / cogumelos, queijo ralado e molho béchamel. Termino com as folhas de lasanha e por cima o molho béchamel, o queijo ralado e as sementes de sésamo, amêndoas, pinhões etc.
Levar ao forno a gratinar.
Fácil, rápido e delicioso!!!

P.S.:Por norma costumo váriar, por exemplo se esta semana fiz à Bolonhesa, para a próxima semana faço de frango e farinheira, ou de bacalhau, ou de soja e espinafres, o importante é ir variando!

14 comentários:

  1. eu que ando sempre em busca de receitas, vou aproveitar decerteza :)

    ResponderEliminar
  2. Esta deixa agua na boca LLoll.

    agulhabairrista.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. óptimo aspecto! acho que nunca fiz lasanha mas agora como tenho mais tempo acho que vou experimentar. talvez comece aqui pela tua receita ;)

    *

    http://dressing-outloud.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Excelente aspecto, acho que me vou inspirar :)

    ResponderEliminar
  5. tenho que experimentar mas em versão vegetariana :)

    ResponderEliminar
  6. Bem, ver isto à hora de almoço... ahaha
    Tenho de experimentar!
    Gostei muito do blog, já estou a seguir :)

    ResponderEliminar
  7. Sílvia loves lasagna. <3 Comi no fim-de-semana, por sinal, e ficou a vontade de agora fazer uma vegetariana com a massa da lasanha às cores como tem aqui numa loja gourmet. Tão booom ! :))

    ResponderEliminar
  8. NHAAAAM. Está com óptimo aspecto. Cá em casa costumamos fazer muitas vezes - mas com soja claro. E caseirinha é muito melhor! :)

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pelos comentários! Estava mesmo muito boa ;)
    @Melody: Aqui por casa é sempre caseira ;)
    @Sílvia: Tenho de experimentar com essa massa às cores :)
    @Dol e Vanessa: Experimenta e depois diz como correu!
    **

    ResponderEliminar
  10. Nhamiii, que delicia, que bom aspecto. Vou experimentar esta receita nos próximos tempos;)**

    ResponderEliminar