10 dezembro, 2011

Dia Internacional dos Direitos dos Animais

Comemora-se hoje, dia 10 de Dezembro o Dia Internacional dos Direitos dos Animais.
Embora o dia de hoje seja um bocadinho como o Natal, é todos os dias, nunca é de mais lembrar que todos os animais merecem ser tratados com carinho e respeito.

E uma das formas de lhes dar o cuidado que merecem é vacinando-os como forma de prevenção de várias doenças graves e até mesmo fatais, tais como a raiva, a hepatite ou a esgana.

Neste post, já tinha referido a campanha “Um para Todos”, uma campanha em vigor em vários Centros de Atendimento Médico-Veterinário por todo o país, e que ao vacinares o teu amigo de 4 patas, estás não só a protege-lo , como  também a ajudar cinco associações de apoio a animais abandonados, uma vez que 5% das doses vacinais recolhidas através desta campanha, reverterão a favor da AANIFEIRA, Animais de Rua, Bianca, MIDAS e UPPA.

E como estamos perto do Natal, e sei que muitas vezes as pessoas nesta altura fazem compras por impulso, nomeadamente oferecer cachorinhos porque são muito fofinhos, são pequenininhos, os míudos acham piada, e depois do Natal quando a euforia passar, quando o cachorrinho começar a crescer, a dar trabalho, a fazer disparates (o que é normal), optam sempre pela solução mais fácil, abandonar!

Nesta altura de festas, como é o caso do Natal o número de animais abandonados sobe em flecha.
Ter um cão ou gato dá trabalho, dá responsabilidades, e um animal não é um presente, não é uma coisa, é um ser humano, exige respeito tal como qualquer outro ser humano. Portanto se estão a pensar em oferecer um cão ou gato pensem muito bem se a pessoa está preparada para assumir tais responsabilidades, e não ajudem a aumentar o número de animais abandonados!!!


9 comentários:

  1. Ai :'(
    Este assunto mexe mesmo comigo. Tenho uma cadela adoptada que para mim é família e adoraria que todos os cães pudessem ter uma casa como ela tem esta. É mesmo muito importante alertarmos para o abandono dos animais porque as pessoas ainda são muito primitivas no que diz respeito ao tratamento deles. Óptimo post (como são todos).

    Beijinhos =^.^=

    ResponderEliminar
  2. Este é daqueles assuntos que me custa sempre a encarar. Por norma até o evito... Mas é basicamente isso: pensar duas vezes antes de se ter um bichinho ou de oferecer um bichinho. Não são bonecos que podemos atirar para um canto quando nos fartamos. São seres que merecem todo o mimo e atenção que qualquer ser humano merece. E merecem ser tratados como tal. É pena que nem toda gente pense assim e que aja na impulsividade de ter um animal em casa, sem pensar em todas as consequências e responsabilidades que isso acarreta. ***

    ResponderEliminar
  3. Este é um daqueles posts que simplesmente demonstra pq é importante passar a mensagem !!!

    The-Girl-Chic

    ResponderEliminar
  4. É um assunto ao qual dou muita importancia por isso gostei imenso deste post :)

    **

    ResponderEliminar
  5. muito bom post.acho super importante nos lembrarmos destes pequenos pormenores :)****

    ResponderEliminar
  6. Está muito gira a campanha de sensibilização. E nunca é de mais falar no assunto!!

    http://anita-vai-as-compras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Ai Ana... acredita que fiquei com lagrimas nos olhos... não sou capaz de ficar indiferente a este assunto!! Já vi tanta coisa que é impossivel ficar á parte!! Aqui o cãozinho é "rafeiro" mas é destes cães que eu mais gosto e que mais são ternurentos!! Eu não tenho casa para ter cães, mas tenho 4 que são adoptados, trato deles cm se vivessem na minha casa, os donos deles praticamente os abandonaram quem os visse agora e á um ano atras, dizia que eram outros, estão lindos e maravilhosos, gordinhos e luzidios, umas ternuras!!
    xoxo JoID

    ResponderEliminar
  8. com muita pena não tenho animais de estimação neste momento, mas apelo às pessoas que têm, ainda mais nesta altura, para que tratem os seus animais com dignidade e respeito e não os abandonem no meio da estrada só porque vão de férias.

    ResponderEliminar