04 março, 2011

Dior sem Galliano


É o assunto da semana - as declarações infelizes de Galliano.
Sou sincera quando digo que a primeira vez que vi o vídeo, fiquei chocada e perplexa com tamanha ignorância, e ainda por cima vinda de quem veio - acredito que o talento de Galliano é proporcional à sua inteligência, daí não acreditar que alguém tão inteligente possa ser conivente e concordar com politicas fascistas e xenófobas praticadas num dos piores períodos da história humana.

Posteriormente, fui investigar um pouco a história e cada vez mais, acho que tais declarações foram ditas no contexto. Não acredito que os comentários anti-semitas captados em vídeo num café da cidade de Paris, tenham sido proferidos de animo leve. Acho estranho! Muito estranho, principalmente porque o café do qual o Galliano era já cliente à muitos e muitos anos fica localizado no bairro Marais ( um bairro tipicamente judeu). Se ele não se sentisse bem ali ( lugar frequentado por muitos judeus), porque frequentava o bairro e aquele café?

Acredito que tudo isto possa ser um grande mal-entendido. Quero pensar que sim!
Já corriam boatos à boca pequena que ele não andava bem, que se isolava de tudo e de todos, que andava constantemente embriagado. Acredito que numa troca de palavras, e numa atitude exuberante de chocar, ele tenha proferido tais infelizes afirmações.
Não tem desculpa e deve ser responsabilizado, mas não será demasiado alto o preço a pagar?

Quero só deixar uma pequena nota: da mesma forma que condeno o que foi feito a todos os judeus durante a II Guerra Mundial, condeno da mesma forma os judeus que neste exacto momento estão a praticar as mesma politicas  contra o povo da Palestina, assassinando sem o menor pudor, e à vista de todos.


Bem, o final já todos conhecem, a Dior despediu Galliano e foi hoje apresentada a sua ultima coleção (sem a presença de John Galliano que não compareceu na apresentação, alegadamente por estar numa cura de desintoxicação).


1 comentários:

  1. Bem, os motivos podem ser muitos, mas o que ele disse foi de facto infeliz..enfim...*

    ResponderEliminar